Eu sei de cor
Eu sei de coração
Je le sais par coeur
know by heart
A Expressão “Eu sei de cor” tem origem na frase “eu sei de coração” (cor em Latim é coração) e que, por sua vez, faz um paralelo à expressão francesa “Je le sais par coeur” e tb Americana "Know by Heart".
“Com o tempo, a expressão em português reduz a palavra “coração” para “cor”, modificando-se pelo uso, passando de um “sentido” a outro, e talvez: “não-sentido”, pelo artifício de “mecanização / repetição” acrescentado à expressão”
O mais antagônico é que sempre que sabemos alguma coisa "de cor" são numeros ou coisas que não importa p/ nosso coração, que não está ligado aos nossos sentimentos, como por exemplo nº de RG, o CPF... e a famosa Tabuada na escola, lembram?
e a expressão foi aumentada e ficou: você tem que saber a tabuada de "cor e salteado", ou seja, se alterar o sentido, terá que saber do mesmo jeito! rssrsrs
Ps: crédito p/ minha amiga Fernanda R. de Angelis, que hoje me lembrou do "salteado"
cultura inútil? não... são só amenidades que alegram nosso dia a dia
é legal ser curioso!
O escritor Mia Couto(A varnda do Frangipani, pag.118) usa " de cor e sal tirado".
ResponderExcluirÉ sempre bom sabermos mais alguma coisa, mas reparei na comparação com a língua inglesa: «...paralelo à expressão francesa “Je le sais par coeur” e tb Americana "Know by Heart". » Não há língua "americana", nem brasileira, nem argentina, ...
ResponderExcluirNão existe a língua americana, mas expressões sim.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir